Como já falamos por aqui, individualização é separar o consumo de cada usuário de algum serviço. Para a companhia de água significa dizer que cada endereço de condomínio possui uma ligação e unidade consumidora.
O modo tradicional se dá pela medição de consumo em um único hidrômetro, onde o valor da fatura é dividido entre os moradores, independente do consumo individual.
A cobrança individualizada do consumo de água por condôminos, indiscutivelmente é a forma mais justa e ecológica de se cobrar e preservar a água. Isso acontece porque cada morador paga apenas pelo volume de água consumido, permitindo que acompanhe seu consumo mensalmente.
Benefícios
Com o isolamento social e empregos em regime home office, o consumo de água aumenta, e com isso, a individualização de água pode ajudar a identificar o consumo e mudar hábitos.
Contudo, as concessionárias podem se beneficiar dessa forma de medição em muitos aspectos, pois com esse método, elas podem evitar a inadimplência e as fraudes nas redes de abastecimento de água.
Conheça os benefícios da individualização de água:
- Os moradores passam a consumir de forma consciente e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente;
- Facilidade na detecção de infiltrações e vazamentos nos imóveis;
- Diminuição no valor da fatura de água;
- Evita fraude no sistema de abastecimento de água;
- Possibilidade de cobrança individualizada de outros serviços como o gás, diminuindo a taxa condominial;
- Combate à inadimplência.
Porém, há certa resistência por parte das construtoras em adotar a individualização, seja por questões culturais ou estruturais do imóvel, são desafios a serem superados para a individualização de água.